JP Hope - шаблон joomla Авто

Oração em família

Quem não pode ou não deve deslocar-se à assembleia eucarística onde floresce o Espírito, seja por obrigação legal de permanecer no domicílio, seja por integrar grupos de risco ou apresentar sintomas ainda não verificados, seja por outra qualquer causa alheia à sua vontade, nem por isso está dispensado de santificar o dia do Senhor pelos meios ao seu alcance:

– vivendo na alegria espiritual o dia da ressurreição do Senhor Jesus;

– realizando com amor sublimado os serviços que a convivência familiar reclama, sem descurar o conveniente repouso do corpo e do espírito;

– dedicando um tempo razoável à oração pessoal e, se possível, em família, com a leitura da Sagrada Escritura e outros exercícios de piedade;

– unindo-se espiritualmente, se possível, a alguma celebração eucarística transmitida pela rádio, televisão ou internet;

– estabelecendo contacto, pelos meios disponíveis, com familiares, amigos e conhecidos, privilegiando os que mais sofrem a doença ou a solidão;

– estando solidariamente atento às necessidades e alegrias dos vizinhos…

2. O esquema de oração que aqui se apresenta não substitui nem dispensa a Eucaristia do Domingo celebrada em comunidade, sempre que possível. Deve antes prepará-la ou prolongá-la.

3. Convém escolher na casa um espaço adequado para celebrar e rezar juntos com dignidade e recolhimento. Onde for possível, prepare-se um pequeno «recanto da oração» (cf. Catecismo da Igreja Católica, 2691) ou, pelo menos, um canto da casa onde neste tempo de Advento, se coloca a Bíblia aberta, o presépio em construção, eventualmente a coroa de advento com as suas quatro ou cinco velas a acender progressivamente, um ícone/imagem da Virgem Maria (pode ser a que vai figurar no presépio). A oração pode também fazer-se reunindo a família em redor da mesa da refeição, porventura já posta para o repasto familiar dominical, ou adornada com uma toalha, uma bíblia e uma vela.

4. A caminhada do Advento ao Natal inclui dez dias santos de preceito: antes do Natal, os 4 domingos de advento e a solenidade da Imaculada Conceição; no tempo festivo, o Natal do Senhor, a Festa da Sagrada Família, as Solenidades de Santa Maria Mãe de Deus e da Epifania e a festa do Batismo do Senhor. Sugerimos como atividade para os mais novos a preparação e decoração de uma estrela de cinco pontas, subdividindo coda ponta em duas partes por uma bissetriz: cada metade das cinco pontas ir­‑se-á pintando progressivamente e nela se escreverá uma palavra-chave: ou a sugerida na caminhada para cada dia ou a que cada família decidir; no centro da estrela pintar-se-á uma imagem de Jesus-Menino. No dia de Natal, colocar-se-á a estrela na árvore ou sobre a cabana do presépio e depois ir-se-á retomando para colorir e escrever a palavra das cinco meias pontas restantes.

Em vez de pendurar a estrela, também se poderá colocar na horizontal, como estrutura para a coroa de Advento/Natal, colocando as 4 velas de cada semana do Advento nas 4 pontas laterais e reservando o vértice para uma vela diferente a acender no Natal. No centro colocar­‑se-á a imagem do Menino, apenas no dia 25 de dezembro. Mas as outras imagens do presépio poder-se-ão ir colocando nos ângulos e em redor da estrela, de forma progressiva.

5. Cada família poderá adaptar o esquema conforme as necessidades. A oração pode ser guiada umas vezes pela mãe e outras pelo pai (G). As respostas dos presentes são sinalizadas com a sigla R.

1.º Domingo do Advento B - Download

2.º Domingo do Advento B - Download

3.º Domingo do Advento B - Download

4.º Domingo do Advento B - Download