Seg - Sex: 9:00 - 18:00
Cartório Paroquial

Cristo vivo é o nosso Presente de Natal

Image
O nosso Plano Diocesano de Pastoral 2022-2023 (PDP) propõe-nos o lema específico «abraça o presente», à imagem do abraço entre Maria e Isabel, na cena bíblica da Visitação (Lc 1,39-45), que inspira a temática da próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

Ali se explicam as várias dimensões que este «abraço» e este «presente» podem significar. Entre os vários presentes (tais como a graça deste hoje que vivemos, o processo sinodal em curso, a JMJ e os jovens que nos visitam), o grande Presente é ontem, hoje e sempre, a Pessoa e o acontecimento de Cristo vivo. É o dom do Filho de Deus. O nosso Presente é a graça de um Menino, que nos foi dado, de um Menino que nasceu para nós (cf. Is 9, 5).

É este o Presente de Natal que nos cabe abraçar, como Maria e Isabel, pois este “é o abraço de quem se acolhe mutuamente no amor, de quem partilha o Evangelho da Vida em carne viva” (PDP, 2022-2023, p.10).

Neste espírito, a Equipa Diocesana de Coordenação deste Triénio Pastoral, quer oferecer uma proposta pastoral à comunidade diocesana, para os tempos litúrgicos do Advento e do Natal – e logo depois para os tempos da Quaresma e da Páscoa – de modo que continuemos a dinâmica entusiasta e participativa do nosso caminho de preparação para a JMJ, sem perder de vista o lema pastoral abraça o presente. Esse lema concretiza-se agora no apelo “Abraça o presente do Natal: é Cristo vivo” (Christus vivit, n.º 1).  Trata-se, em todo o caso, do acolhimento de Cristo vivo, ao jeito de Maria, desde o mistério do Seu nascimento, na luz da Sua Páscoa gloriosa.

Documentos de apoio para download

Caminhada do Advento ao Natal (Ficheiros)
Proposta Pastoral do Advento ao Natal 2022 2023
Recursos gráficos (Ficheiros)
Banners e imagens para redes sociais.
Cartório Paroquial
Lg. de St.º António, 33
4590-305 FREAMUNDE
paroquiafreamunde@gmail.com