Seg - Sex: 9:00 - 18:00
R. das Barreiras 53
Cartório Paroquial

Batismo

A Igreja conta muito convosco, com o vosso compromisso e testemunho de fé, de modo que não poderia batizar agora o (a) vosso (a) filho (a), sem a esperança fundada de que ele (a) será educado (a) na fé, através do vosso exemplo de oração, de celebração e de vida cristãs, na companhia da Igreja.

Neste caminho da fé, apenas iniciado com o Batismo, e que durará a vida inteira, a Igreja acolhe-vos, acompanha-vos, conforta-vos, alimenta-vos, guia-vos, através do anúncio da Palavra e da Catequese, através da celebração dos sacramentos, sobretudo da Reconciliação e da Eucaristia, e no serviço humilde da caridade! Sozinhos, não seríeis jamais capazes de dar tudo o que o(a) vosso (a) filho (a) precisa, para crescer à imagem de Jesus, em santidade e em graça. Por isso, deveis e podeis contar sempre com a Igreja, como a Igreja sempre contará convosco.

Sobre o significado e as consequências do Batismo, para vós e para o(a) vosso (a) filho (a), teremos uma boa oportunidade de conversar, na próxima reunião, na qual deveis participar, vós e os padrinhos que escolhestes para o vosso filho, de acordo com as exigências da Igreja, para o exercício de tão exigente missão.

Informações sobre batismo

Informações para os pais

Os pais que pedem o Baptismo para os filhos manifestam o desejo de os ver a entrar na Igreja, a felicidade dos filhos de Deus.

A missão dos pais tem a importância que lhes é devida como os primeiros educadores da fé de seus filhos desde a tenra idade.

Os pais da criança exercem funções verdadeiramente próprias na celebração do baptismo:

• Quando, publicamente, pedem que o filho seja baptizado;
  • Quando, depois do celebrante, assinalam com o sinal da cruz na fronte do filho;
  • Quando declaram renunciar a Satanás e fazem a profissão de fé;
  • Quando levam o filho à fonte baptismal;
  • Quando seguram a vela acesa;
  • Quando recebem a bênção especialmente destinada às mães e aos pais.
Informações para os padrinhos

A instituição dos padrinhos surgiu na igreja ao impor-se o costume de baptizar as crianças. Era necessário que alguém, distinto dos pais, e que representasse tanto a família daquele que ia ser baptizado como a comunidade cristã, se responsabilizasse pelo crescimento na fé da criança baptizada.

Os pais têm de tomar a sério a escolha dos padrinhos para os seus filhos, para que os padrinhos não se convertam numa mera instituição social de puro legalismo e formalismo.

Para essa escolha, não devem deixar-se guiar unicamente por razões de parentesco, amizade ou prestígio social, mas sim por um desejo sincero de assegurar aos seus filhos uns padrinhos capazes de comunicar eficazmente uma educação cristã.

Cada criança tenha um só padrinho ou uma só madrinha, ou então um padrinho e uma madrinha.

Condições para ser padrinho:

É conveniente que o padrinho, a escolher pela família, reúna algumas condições:

• Tenha maturidade suficiente para desempenhar esta função, o que se presume se já completou os 16 anos de idade.
  • Seja católico e tenha recebido os sacramentos do Baptismo, da Eucaristia e, se possível o da Confirmação e leve uma vida digna de acordo com a fé e a função que vai desempenhar.
  • Não seja pai ou mãe do baptizado.
  • Não esteja impedido, pelo direito, de exercer esta função.
Função dos padrinhos

Colaboram com os pais para ajudar a criança a preparar-se para, a seu tempo, ela própria professar também a fé e exprimi-la na vida.
R. das Barreiras 53
4590 - Raimonda
paroquiaraimonda22@gmail.com
(Chamada para rede fixa nacional)