R. das Barreiras 53

Eucarístia

Matrimónio

Os noivos, quando pensam casar, devem comparecer nos serviços da paróquia para marcarem o respectivo matrimónio. Três meses antes do matrimónio, no mínimo, iniciamos o processo de casamento. Os noivos baptizados nas ex-colónias ou residentes no estrangeiro devem vir quanto antes tratar do assunto, devido à demora habitual nestes casos.

A Igreja, que somos todos nós e que é Mãe e Mestra, tem de estar atenta para acolher e dar resposta ás necessidades de cada homem, segundo o tempo e o lugar, com atitudes e gestos humanos, de sabor cristão, que sensibilizem, cativem e que, no fundo, sejam expressão do verdadeiro acolhimento de Cristo.

A celebração do matrimónio deve realizar-se numa das vossas paróquias pois é nelas que vivem toda a vossa vida cristã. Pode, porém, haver motivos que vos levem a realizar a celebração do vosso casamento noutra paróquia, ou noutra igreja.

Uma vez que decidiram casar-se, deverão, logo que possível, dirigir-se a uma das vossas paróquias: Para se informarem com tempo e antecipadamente de tudo o que é necessário organizar, marcar a data e o local da celebração do vosso Matrimónio, tendo presente que, em algumas paróquias e Igrejas, a marcação deverá ser feita com muita antecedência.

A organização do processo de casamento deve começar cerca de três meses antes da data prevista.

Uma vez que o processo de casamento da Igreja Católica também tem validade como o civil, terão de ser organizados dois processos:

O PROCESSO DA IGREJA, que deve ser preferentemente organizado na paróquia da noiva;

O PROCESSO DO REGISTO CIVIL, tem de ser organizado na Conservatória do Registo Civil da área de residência de um dos noivos, onde deverão pedir um CERTIFICADO PARA CASAMENTO, que tem a validade de 90 dias (3 meses).

Encontros de preparação para o matrimónio

Igreja do Divino Salvador de Freamunde
Igreja do Divino Salvador de Freamunde