R. das Barreiras 53

Ministros da Comunhão

Ministros Extraordinários da Comunhão

O ministro extraordinário da sagrada comunhão é, na Igreja Católica, um leigo a quem é dada permissão, de forma temporária ou permanente, de distribuir a comunhão aos fiéis, na missa ou noutras circunstâncias, quando não há um ministro ordenado (bispo, presbítero ou diácono) que o possa fazer.

Chamam-se extraordinários porque só devem exercer o seu ministério em caso de necessidade, porque os ministros ordinários (isto é, habituais) da comunhão são apenas os fiéis que receberam o sacramento da ordem. Na verdade, é a estes que compete, por direito, distribuir a comunhão. Por esse motivo, o nome desta função é ministro extraordinário da comunhão e não da Eucaristia, visto que apenas os sacerdotes são ministros da Eucaristia, a função dos ministros extraordinários da comunhão exerce-se apenas na sua distribuição.

São estas as funções dos ministros extraordinários da comunhão:

• Distribuição da comunhão na missa;
  • Distribuição da comunhão fora da missa, aos doentes ou outras pessoas que com razão o solicitem;
  • Administração do viático;
  • Exposição do Santíssimo Sacramento para adoração dos fiéis (mas não a bênção com o mesmo), em situações específicas;
  • Todas estas funções devem ser realizadas em caso de necessidade, ou seja, quando não houver ministros ordenados disponíveis ou em número suficiente.

Escalas

Escalas Ministros da comunhão