JP Hope - шаблон joomla Авто

Plano Pastoral Paroquial

“A natureza íntima da Igreja exprime-se num tríplice dever: anúncio da Palavra de Deus (kerygma-martyria), celebração dos Sacramentos (leiturgia), serviço da caridade (diakonia) dos outros.”

Objectivo: fazer da evangelização a expressão e o anúncio da caridade

• Aprofundamento e vivência da fé como caminho para a evangelização
    • A catequese como caminho de iniciação cristã
    • Primazia da Palavra de Deus, como meio de dar uma maior autenticidade à vida cristã.
  • Vivência da Liturgia como encontro privilegiado com Deus e com a comunidade
    • Cuidar da beleza das celebrações e dando-lhes qualidade e profundidade.
    • Continuar a formação litúrgica
    • Valorizar outros momentos litúrgicos para além da celebração eucarística; proporcionar espaços de oração comunitária.
    • Cuidar da preparação dos sacramentos celebrados na comunidade, como expressão do amor de Deus e fonte de uma autêntica caminhada cristã.
  • Vivência da caridade como anúncio do Evangelho
    • Tornar o Centro Social Paroquial de Freamunde como instrumentos de evangelização pela ajuda fraterna verdadeira.
    • Valorizar outras formas de presença nos momentos de sofrimento e solidão.
    • Formar os leigos de forma a que o exercício da caridade ultrapasse a dimensão institucional e penetre a vida no seu quotidiano.
  • Presença evangelizadora nos meios de comunicação
    • Utilizar as tecnologias de informação na evangelização e na divulgação da vida da paróquia.
  • Revitalização das estruturas pastorais
    • Continuar a fazer com que a estrutura paroquial responda à realidade do povo de Deus

Linhas Programáticas

I. Evangelização e Comunidade

CATEQUESE

OBJECTIVOS FUNDAMENTAIS

1. Fazer da catequese um instrumento ao serviço da evangelização enquanto expressão e anúncio da caridade.
  2. Intensificar a formação de catequistas.
  3. Revitalizar a catequese de adultos.
  4. Fazer da Evangelização a expressão e o anúncio da caridade. Na catequese poremos o acento particular na necessidade da evangelização do amor e na virtude teologal da caridade na sua dupla face de amor a Deus e ao próximo.
  5. A Formação dos catequistas
  6. Catequese de adultos
  7. Retiros
  • Alimentar a vida espiritual dos catequistas

PASTORAL DA JUVENTUDE

1. Promover actividades ou encontros que possibilitem o convite a jovens que não crêem em Cristo ou estejam afastados da Igreja
  2. Incentivar para a evangelização (dos jovens)

II. Evangelização e Sociedade

PASTORAL FAMILIAR

1. Aprofundamento e vivência da fé em família, como caminho para a evangelização
    • Relação entre catequese e família
    • Os sacramentos e a oração familiar
    • O baptismo das crianças como momento celebrativo e ocasião evangelizadora
    • Encontros de Preparação para o Matrimónio
    • Celebrações das Bodas de Prata e de Ouro
    • Propostas de “promoção” da oração em família
  2. Vivência da caridade no cuidado da família

PASTORAL SOCIAL

1. Como expressão da caridade institucional continuar a desenvolver as actividades das várias valências do Centro Social (Centro de Dia, Centro de Convívio, Apoio Domiciliário, Atendimento Integrado, Apoio à Família e Estrutura Residencial Para Idosos).

Passo a Rezar

Secretaria Paroquial

Segunda a Sexta-feira

9h30 ás 12h30 | 14h30 às 19h